Nos últimos anos tem sido muito comum a execução de obras de retrofit, especialmente em grandes cidades onde a disponibilidade de terrenos para novas obras está cada vez mais rara. Por sua vez, este tipo de obra possui projetos estruturais de imensa complexidade e carecem de soluções de engenharia que tenham a capacidade de unir praticidade, economia, versatilidade, controle de qualidade e tecnologia. Considerada a primeira estrutura em concreto armado da América do Sul, o já centenário Hotel Glória, localizado na cidade do Rio de Janeiro, está passando atualmente pelo processo de retrofit. Ele é composto por três blocos, possui aproximadamente 60 mil metros quadrados e sua fachada é tombada pelo patrimônio histórico.
Devido à paralização temporária das obras, a estrutura apresentava diversos tipos de patologia e precisava ser reforçada. Paralelamente a esta discussão, as luvas para emenda mecânica das barras de aço estão sendo especificadas pelos projetistas estruturais com frequência em obras de reforço e recuperação estrutural.
Este artigo apresenta um estudo de caso referente à aplicação das luvas do tipo soldável no retrofit do Hotel Glória para unir as barras dos reforços propostos nos pilares e vigas dos blocos e dos arranques existentes decorrentes da primeira fase das obras de retrofit. Como resultado, observou-se que o desenvolvimento apropriado do projeto, a correta especificação do método de emenda com base na terminologia prevista na normalização vigente, a proposição de procedimentos executivos adequados, bem como o acompanhamento técnico especializado, foram fatores determinantes para promover um comportamento íntegro dos componentes das estruturas e em conformidade com o projeto, revelando as luvas como uma boa alternativa para emendar mecanicamente as barras de aço em projetos de reforço e recuperação estrutural.