Fabricada com rosca cônica em ambas as extremidades, cria uma junção mecânica para duas seções de barras aço. Foi concebida para ser usada quando ambas as barras podem girar. As roscas são produzidas por uma máquina rosqueadeira específica.
Como mesma configuração de rosca, existem luvas de transição que são usadas para unir barras de diferentes diâmetros, enquanto a luva de posição é especificada em situações em que pelo menos uma das barras não está livre para girar.
Utilizada em barras de aço que ainda serão instaladas, a luva prensada com rosca e pino é aplicada em casos em que não é possível prensar no local da obra. Este tipo de emenda é constituído por duas luvas, cada uma com uma rosca interna em apenas uma das pontas e área para prensagem na outra ponta.
Uma vez prensadas nas barras, as luvas são unidas por um pino de aço com rosca externa, como um niple de tubulação. O processo de prensagem é exatamente igual à luva prensada simples, ou seja, utiliza-se uma prensa hidráulica e uma bomba hidráulica elétrica.
Utilizada em barras já instaladas ou a instalar, este tipo de luva é a mais usada em obras no Brasil. Ela é aplicada com o auxílio de uma prensa hidráulica acionada por uma bomba hidráulica elétrica. A prensa deforma a luva, comprimindo-a sobre a barra, procedimento bastante simples.
A luva possui “rasgos” laterais para serem preenchidos por solda e assim conectar as barras de aço. Esta solda deve preencher completamente os vazios deixados na luva até que a barra de aço esteja completamente fixa. Não precisa de um equipamento específico, apenas a mão-de-obra especializada (soldador).
Com qualidade e eficiência aliadas ao conhecimento técnico, entregamos a estabilidade e segurança necessárias para a sua estrutura.
Entre em contato conosco e solicite sua proposta
Consultoria, Gestão e Soluções para Engenharia Estrutural